Associação Empresarial dos Sectores Eléctrico, Electrodoméstico, Fotográfico e Electrónico

CARTA ÀS ASSOCIADAS DA DIVISÃO DE MATERIAL ELÉTRICO

09 de Julho de 2020

Caros Associados da Divisão de Material Elétrico,

Caros Colegas e Parceiros,


Vivemos um tempo de extraordinária complexidade. Certamente, todos estarão a sentir o impacto da crise provocada pelo atual surto pandémico, nas esferas familiar, social e económica.


É neste contexto desafiante, que impossibilitou a realização do Encontro de Material Elétrico, habitual momento de partilha e construção associativa, que procuramos abrir, por esta via, mais uma linha de comunicação com os Associados.


A AGEFE é a expressão associativa de um setor que tem demonstrado uma resiliência assinalável e que, apesar das dificuldades estruturais do mercado, tem feito um percurso de progressiva organização, adaptação e qualificação.


É, portanto, com idêntico espírito de compromisso e ambição, que a AGEFE enfrenta as circunstâncias atuais, enquanto mantém, e mesmo reforça, o investimento nos projetos de desenvolvimento setorial em curso.


Desde logo, foi promovido um pacote de iniciativas desenhadas para combater a crise atual. Destacam-se:


  • apoio, próximo e incansável, que a estrutura da AGEFE tem prestado aos associados, cuidando e atualizando a informação decorrente de toda a turbulência legislativa e regulamentar que vivemos;
  • os apelos efetuados ao Governo, titulares dos Órgãos de Soberania e demais Autoridades Nacionais envolvidas, para que as empresas do setor fossem consideradas imprescindíveis para o funcionamento das infraestruturas, instalações e cadeias de fornecimento essenciais, contribuindo para que não se registasse uma interrupção binária da atividade;
  • a isenção de seis meses de quotas;
  • a transformação digital de processos associativos que, entre outros aspetos, se traduziu na transferência para o formato webinar de alguns eventos, habitualmente presenciais, que chegaram a ultrapassar os 120 participantes;
  • a voz ativa e qualificada junto da CIP e dos atores com responsabilidade na definição das políticas que têm impacto no setor elétrico;
  • a adaptação do leque de instrumentos de consulta e avaliação do mercado, oferecendo às empresas mais e melhores ferramentas de gestão.


Adicionalmente, a AGEFE continua a realizar um trabalho intenso em torno de projetos de desenvolvimento setorial que, estamos convictos, trarão benefícios estruturais ao setor, preparando-o para os desafios do futuro. Importa salientar, entre muitas outras áreas de trabalho:


  • lançamento do ETIM Portugal, estando já disponível, para todos os associados, a versão portuguesa. Resultado de um intenso trabalho associativo, desenvolvido nos últimos anos, foi contratado em março de 2020 um profissional, Rui Monteiro, a quem cabe o papel de representação nacional no ETIM Internacional, e de promoção e apoio à implementação deste modelo de classificação nas empresas do setor.

    Enquanto modelo internacional de referência para a classificação de produtos elétricos, o ETIM permite que o setor seja mais organizado e eficiente, evolua em torno de uma cultura técnica, tenha acesso a mercados externos e abrace os desafios do comércio eletrónico;

  • a Campanha de Comunicação para a Valorização do Material e das Instalações Elétricas que, apesar de já adjudicada à agência de comunicação, mas estando o acompanhamento da pandemia a ocupar a quase totalidade do espaço mediático, será lançada em momento oportuno;
  • Manual Técnico para Comerciais que representa um esforço ambicioso para a elevação da qualificação técnica do setor e que se encontra já na fase última de revisão independente e produção.


Enfrentaremos, provavelmente, a maior crise económica e social das nossas vidas. Mas enfrentaremos este desafio com confiança.


Os últimos meses vieram demonstrar o suporte vital que as Associações podem ser para as empresas, auxiliando nas dificuldades diárias, mantendo o foco no desenvolvimento de iniciativas de cariz mais estruturante.


A AGEFE tem respondido mobilizando recursos humanos e financeiros sem precedentes. Tem também contado com o generoso empenho de muitos dos seus associados que, desde o último Encontro, já participaram em mais de cinco dezenas de reuniões.


Serão estas as variáveis que, mais uma vez, permitirão ao Setor ultrapassar as dificuldades que nos ameaçam: a resiliência e capacidade de superação das empresas, contando com o apoio de uma Associação forte.

Pedimos, assim, a colaboração de todos para que a campanha de angariação de novos Associados em curso seja bem-sucedida.

Uma AGEFE mais forte e representativa beneficiará todos.

 

9 de julho de 2020

 

 

CONSELHO DE DIVISÃO DE MATERIAL ELÉTRICO

PRESIDENTE: Nuno Lameiras (RODEL)
VICE-PRESIDENTE: João Rodrigues (SCHNEIDER ELECTRIC)
VOGAIS: Abílio Pacheco (BIFASE), António Silva Amaral (SIEMENS), Cláudia Costa (NORTÉCNICA), José António Coutinho (ELETRIFICADORA), Mário Barata (LEDVANCE)

Download Carta