Associação Empresarial dos Setores Elétrico, Eletrodoméstico, Eletrónico e das Tecnologias da Informação e Comunicação

Encontro AGEFE de Material Elétrico

19 de Junho de 2023


O Encontro AGEFE de Material Elétrico teve lugar nos dias 11 e 12 de maio e reuniu empresas associadas, empresas não associadas, entidades governamentais, keynote speaker e consultoras. Estiveram presentes, naquela que foi a maior participação presencial em eventos da AGEFE, 118 pessoas de 54 empresas associadas, das quais: 24 empresas Distribuidoras Grossistas e 30 empresas Importadoras ou Fabricantes de Material Elétrico. Foram dois dias de partilha, reflexão e convívio que se iniciaram com um jantar de confraternização, seguindo-se o já habitual anúncio e entrega dos Prémios Vida Associativa 2023 e Fornecedor do Ano, referentes ao ano de 2022, atribuídos pela Secção de Distribuidores Grossistas.

No dia 12 de maio, a abertura dos trabalhos esteve a cargo dos Presidente e Vice-Presidente do Conselho Sectorial de Material Elétrico, Victor Moure | Schneider Electric e José Coutinho | A Electrificadora, respetivamente, e do Diretor-Geral da AGEFE, Daniel Ribeiro. 

O Encontro contou com a especial participação do Senhor Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, com uma intervenção centrada nos desafios do mercado de trabalho e das relações laborais. De seguida, o Keynote Speaker, Paulo Portas, trouxe-nos um enquadramento quanto às principais tendências económicas e geopolíticas da atualidade.

Foi ainda abordado o tema Transição verde e digital: financiamento, riscos e oportunidades. Para esta discussão contámos com os insights e análise de mercado das consultoras BDO e EGOR e com um Painel de debate do qual fizeram parte os convidados: Paulo Moura e Castro | BDO; Inês Calhabéu | EGOR; Nuno Lameiras | RODEL e Mário Barata | LEDVANCE. Este foi um momento de reflexão, partilha e visão sobre as problemáticas identificadas pelo setor, com particular enfoque no PRR e as suas oportunidades e atuais desafios do mercado de trabalho no que à gestão de Recursos Humanos diz respeito.

Os trabalhos terminaram com a apresentação do Estudo sobre o Mercado de Material Elétrico em 2022 conduzido pelo Diretor-Geral da AGEFE, onde se fez um balanço da atividade desenvolvida no último ano, salientando as principais tendências, ganhos e perdas do Setor.

Os Premiados foram:

Prémios Vida Associativa 2023: 
Rui Carvalhal Pereira

Prémios "Fornecedor do Ano" 2022:

Categoria: Automação, controle e instrumentalização
Vencedor: FINDER

Categoria: Cabos
Vencedor: GENERAL CABLE CELCAT

Categoria: Comunicação, redes e segurança
Vencedor: ARGON / BARPA

Categoria: Distribuição de energia
Vencedor: LEGRAND

Categoria: Iluminação
Vencedor: LEDVANCE

Categoria: Material de Instalação 
Vencedor: OBO BETTERMANN

Prémio Global
Vencedor: OBO BETTERMANN