Associação Portuguesa da Indústria Eletrodigital

Encontro AGEFE de Material Elétrico

O Encontro AGEFE de Material Elétrico teve lugar nos dias 9 e 10 de maio, no Hotel Montebelo, em Ílhavo, e reuniu empresas associadas, empresas não associadas, entidades governamentais, keynote speaker e consultoras. Estiveram presentes, naquela que foi a maior participação presencial em eventos da AGEFE, mais de 150 pessoas de 60 empresas associadas, das quais: 25 empresas Distribuidoras Grossistas e 39 empresas Importadoras ou Fabricantes de Material Elétrico.

Foram dois dias de partilha, reflexão e convívio que se iniciaram com um jantar de confraternização, seguindo-se o já habitual anúncio e entrega dos Prémios Fornecedor do Ano, referentes ao ano de 2023, atribuídos pela Secção de Distribuidores Grossistas de Material Elétrico da AGEFE.

No quadro da atribuição dos prémios fornecedores do ano 2023, foram galardoadas outras empresas que se destacaram nas várias categorias do sector. A Finder conquistou o prémio destinado a empresas que atuam ao nível da Automação, Controle e Instrumentação. A General Cable Celcat venceu na categoria de Cabos. A Legrand arrecadou os prémios nas categorias de Comunicação, Redes e Segurança, Distribuição de Energia, e Material de Instalação. A Ledvance, destacou-se na categoria de Iluminação. A Menção Honrosa foi entrega à Legrand e os grandes vencedores do Prémio Fornecedor do Ano 2023, foram a Ledvance e a Schneider Electric.

O dia 10 de maio contou com dois espaços de debate. O primeiro foi dedicado aos desafios e oportunidades para ‘Acelerar Portugal’, procurando um enquadramento à temática da agenda proposta pela AGEFE, e teve como Keynote Speaker o ex-ministro da Economia, António Costa Silva. Os desafios da geopolítica, da demografia e das alterações climáticas juntam-se aos desafios da competitividade, naquele que foi o mote para discutir os problemas e perspetivas de uma pequena economia aberta como a portuguesa e das empresas deste sector.

O segundo explorou as perspectivas sobre ‘Descentralização, Eficiência Energética e Mobilidade Eléctrica, que constituem a base de um dos eixos da Agenda da AGEFE, num painel que contou com a participação de Jerónimo Cunha, director-geral da Direcção de Energia e Geologia, e responsável pelo enquadramento do tema.

Os trabalhos terminaram com a apresentação do Estudo sobre o Mercado de Material Elétrico em 2023 conduzido pelo Gestor Sénior de Assuntos Públicos e Associativos da AGEFE, André Jorge, onde se fez um balanço da atividade desenvolvida no último ano, salientando as principais tendências, ganhos e perdas do Setor.