- Evento 50 anos da AGEFE: Desafio 2050_1ª parte: https://youtu.be/1t5HeR7qt_0
- Evento 50 anos da AGEFE: Desafio 2050_2ª parte: https://youtu.be/87avjDzgrHY
A AGEFE voltou a reunir os Setores de Eletrodomésticos, Eletrónica e TIC, no dia 2 de outubro, no Centro Cultural de Belém, num encontro que juntou líderes empresariais, académicos e decisores políticos para discutir o futuro da economia digital, o papel da reindustrialização europeia e a importância do consumo sustentável.
A sessão foi inaugurada com as intervenções dos presidentes dos sectores de Eletrodomésticos, Eletrónica e TIC, Luis Leitão e Vasco Falcão, respetivamente, seguidas pelas palavras do Presidente da AGEFE, Nuno Lameiras, e do Diretor-Geral, Daniel Ribeiro.
Sob o mote “Um Mundo em Mudança”, Luís Aguiar-Conraria, professor na Universidade do Minho e Ricardo Martinho, presidente da IBM Portugal, debateram o impacto da transformação digital na produtividade e no papel da inteligência artificial com a moderação da Marta Dhanis.
O bloco seguinte foi dedicado ao tema “Condições para Criar Valor”, que abordou a importância da reindustrialização europeia e o papel de Portugal como pólo competitivo, e contou com as reflexões de Paolo Falcioni, diretor-geral da APPLiA - Home Appliance Europe. Por sua vez, André Jorge, da AGEFE e Pedro Oliveira, da EY, que apresentaram a visão das empresas sobre este desafio estratégico.
A segunda parte do Encontro, foi centrada no “Valor do Consumo Sustentável” e reuniu representantes de empresas e associações de referência para refletir sobre os comportamentos dos consumidores e o papel da reparação na sustentabilidade.
A sessão teve início com a apresentação das tendências do mercado de eletrodomésticos e eletrónica por Carlos Figueiredo e Miguel Faias, da GfK Entertainment, que traçaram um retrato atual do setor e das preferências dos consumidores portugueses.
Seguiu-se uma apresentação de dados preliminares de um Estudo sobre Reparação e Consumo Sustentável em Portugal, inovador em Portugal, conduzido por Carmen Castro (GfK Entertainment), comissionado pela AGEFE com apoio do Electrão e da ERP Portugal. Foram apresentados dados relevantes quanto à relação dos consumidores com a reparação e à crescente importância da reparação como prática sustentável.
O interessante painel de debate que se seguiu, cujo fecho ficou a cargo do Diretor Geral da AGEFE, Daniel Ribeiro, foi conduzido por Carina Rodrigues (Grande Consumo) e contou com a participação de Luis Castro (Samsung Electronics), Bruno Ferreira (Afontec), Rosário Tereso (DECO Associação) e Jorge Lopes (Euronics Group).
O evento encerrou com intervenções dos presidentes dos Conselhos Sectoriais da AGEFE, Luis Leitão (Teka Portugal S. A.) e Vasco Falcão (KONICA MINOLTA, INC.), sublinhando o compromisso da indústria eletrodigital com a inovação, a sustentabilidade e a criação de valor num mundo em constante mudança.
Veja todos os momentos do Evento foco de Eletrodomésticos, Eletrónica e TIC nosso canal de youtube
O Evento foco de Material Elétrico realizado no dia 9 de maio, em Ílhavo, reuniu 65 empresas — associadas e não associadas — entre as quais 25 Distribuidoras Grossistas e 40 Importadoras e Fabricantes de Material Elétrico, contando com a participação de mais de 160 profissionais do sector. A primeira metade da manhã foi dedicada ao tema “Criar Valor num Mundo em Mudança”, que serviu de ponto de partida para um estudo mais abrangente que a AGEFE se propõe realizar. O objetivo é o de identificar condições para o desenvolvimento competitivo de todos os setores que representa, em parceria com a EY e com o apoio do FEDER, Portugal 2030 e União Europeia.
Esta sessão matinal contou com dois momentos principais. O primeiro focou-se nas tendências geopolíticas, económicas e energéticas, com intervenções de dois keynote speakers: Nuno Ribeiro da Silva (professor universitário e consultor de energia) e António Ramalho (presidente da Touro Capital Partners e ex-CEO do Novo Banco). O debate que se seguiu foi conduzido por João Maia Abreu e contou também com a participação de Daniel Ribeiro, Diretor-Geral da AGEFE, que abordaram os principais desafios e oportunidades emergentes para o sector e para Portugal.
Seguiu-se um momento de interação com os participantes através de um workshop centrado nas condições para criar valor num mundo em mudança. As conclusões do workshop foram debatidas em mesa-redonda, conduzida por Hermano Rodrigues, da EY.
Veja todos os momentos do Evento foco de Material Elétrico no nosso canal de youtube
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)





